Americanas (AMER3): qual o objetivo da CPI?

Entrevista de Matheus Carvalho para o portal BPMoney. Leia a íntegra

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Americanas (AMER3) teve sua primeira audiência pública nesta semana, em Brasília. Ao longo dos próximos meses, os parlamentares irão convocar banqueiros, representantes sindicais e ex-executivos da varejista para prestar depoimento sobre o rombo bilionário da empresa. Em meio a esse contexto, a pergunta que surge é: qual o objetivo desta CPI?

Matheus Carvalho, sócio do LCSC Advogados, pontua que a CPI da Americanas não tem como objetivo julgar os possíveis culpados pelo rombo da companhia de varejo, mas sim investigar e apurar a origem da inconsistência contábil da empresa por meio da colheita de provas.

“Essa CPI tem a função primordial de coletar provas, levantar informações e aprofundar a análise sobre a origem deste rombo contábil. Ela não processa e tão pouco julga, mas sim investiga o caso. Claro, depois que algumas provas forem colhidas, a companhia pode sentir alguns impactos, sobretudo no que diz respeito ao controle da empresa”, afirmou Carvalho.

Em janeiro deste ano, após revelar a existência de um rombo contábil de R$ 20 bilhões, a Americanas entrou na Justiça com um pedido de recuperação judicial, que foi posteriormente aceito. A varejista conta com mais de sete mil credores e vem enfrentando sérias dificuldades financeiras para pagar suas despesas.

Newsletter

Este site utiliza Cookies para melhorara  navegação do site. Confira mais sobre nossa política de privacidade.